Entender o próprio comércio eletrônico e quais as melhores estratégias para o negócio, assim como entender o cliente e suas reais necessidades. Fatores assim, essenciais para o sucesso das transações online, foram assuntos amplamente abordados durante a série de nove palestras curtas e consecutivas, no formato trilhas de aprendizagem, que a ABComm-SC levou para o público do Inova+Ação – ideias que transforma, realizado quinta-feira, 1º de agosto, no Centrosul, em Florianópolis.
Com foco no comércio eletrônico para o varejo, e em conversas rápidas e objetivas, os profissionais convidados levantaram questões práticas, como a importância da logística no planejamento estratégico, fundamental para que as vendas e pós-vendas tenham índices satisfatórios e, consequentemente, garantir a fidelização do cliente. “Dentro da jornada dos clientes, três pilares são fundamentais: carrinho, checkout e entrega. Muita gente abandona o carrinho por causa do preço do frete, do prazo de entrega”, alerta Marcelo Terrazan, da Píer 8, empresa especializada em logística para e-commerce, lembrando que processos de automação e tecnologia podem resultar em boa experiência de compra, que mexe com o sentimento do consumidor.
Outro aspecto bastante relevante diz respeito ao Omni Chanel, que integra o processo de compra a todo os canais possíveis – físicos e virtuais. Isso quer dizer : a integração tem que ser absolutamente completa – e-commerce, ponto de venda, e-mail marketing, redes sociais e todos os meios aos quais o cliente se conecta. Por isso a necessidade também de se pautar no comportamento do consumidor e de tê-lo no centro das operações.
“Esta forma de apresentação é muito construtiva, conduz a uma unidade de pensamento estratégico em execução de excelência, ao mesmo tempo em que dá liberdade de escolha para cada um ouvir o que mais interessa”, sustenta Juliano Kahl, vice presidente da ABComm-SC e diretor de negócios da Poupad. Foi ele quem abriu a série de trilhas e se surpreendeu com a quantidade e a heterogeneidade do público presente. “Isso é proporcionado pela correalização com outras entidades. Afinal, juntos se faz mais do que separados”, defende o empresário.
O Inova+Ação tem o propósito de motivar os empresários a sair da zona de conforto e mostrar que a transformação pode ser feita. Nesta edição, foi uma realização do CDL de Florianópolis junto com o Sebrae/SC e em parceria com Acif, ABComm/SC, Abrasel, Acate e Asbea – todos apresentando conteúdos e dinâmicas interessantes.
Das trilhas da ABComm-SC participaram Fabio Fialho, da Synapcom, falando sobre “Transformação Digital da Indústria”; Pedro Vargas, da Nuvem Shop, com o tema “Descobrindo as reais necessidades dos seus clientes”; Gustavo De Paula, ClearSale, com “Uma solução antifraude como principal aliada na redução de pedidos reprovados no seu e-commerce”; Marcelo Terrazzan, da Pier 8, falando sobre “Logística: custo ou receita”; Alessandro Holthausen, do Instituto EAC, que abordou “O pós e as vendas: uma combinação de sucesso no e-commerce”; Felipe Gama, da VTex, com dicas sobre “Como escalar suas vendas online”; Rubem Razões, da ComSchool, trazendo a questão do “Omnichannel”; e Camilo Santos, do Magazine Luiza, expondo “Como o marketplace potencializa suas vendas”.
A ABComm-SC, que já soma 380 associados, atua desde 2014 como o braço catarinense da associação nacional – que congrega quase 9 mil empresas de comércio eletrônico. A participação no Inova+Ação surgiu como uma possibilidade de consolidar ainda mais as ações conjuntas com outras entidades importantes no cenário catarinense.