Desde que a internet se popularizou vários hábitos do cotidiano migraram para os meios digitais, entre eles o comércio de produtos e serviços diversos, o e-commerce.
Com apenas um click é possível realizar transações financeiras por meio dos mais diversos dispositivos e plataformas eletrônicas, portanto o mercado da área de e-commerce precisa se desenvolver e capacitar seu modelo de negócio na mesma velocidade que a tecnologia evolui. Nos últimos tempos a área de marketing digital está aquecida e tem despertado o interesse de investidores do setor que procuram qualificar e conhecer mais sobre a sua área de atuação no meio digital.
Conforme a professora de Marketing Digital e empresária, Cárlei Nunes, as pessoas têm uma grande ilusão de que criar um e-commerce é algo prático e simples. Com isso, não buscam qualificação profissional a respeito do mercado e incorrem em alguns erros como: não entender o público-alvo nem saber atrair o consumidor; falta de planejamento na abertura de seus negócios; falta de entendimento da tendência de mercado e conhecimento sobre o perfil do consumidor. Isso, segundo Cárlei, prejudica a performance e é um fator importante no percentual de lojas on-line que encerram as atividades em pouco tempo.
Atentas a essa situação, as instituições de ensino já oferecem cursos de extensão e pós- graduação que qualificam sobre o mercado de e-commerce a partir das boas práticas do marketing digital, e trazem conteúdo atualizado sobre as inovações que surgem a todo momento. Dessa forma, conforme explica a professora, os entusiastas e investidores do setor podem trabalhar com maior embasamento e otimizar sua presença no comércio on-line. Assim, ela enfatiza que ao buscar tais capacitações é preciso prestar atenção na qualidade do ensino e se certificar que os profissionais responsáveis pelo conteúdo tenham conhecimento e presença no mercado de e-commerce.